top of page
Buscar
Foto do escritorRaul Manarte

Queres saber quais as marcas de roupa que exploram crianças? Ou porque devias comprar C&A e não H&M?

As roupas que tu compras: umas são feitas por crianças exploradas, outras não. Umas têm boas medidas de protecção do ambiente e dos animais e outras não. Vai mudar o que tu compras? Se vai então continua a ler, porque já é mais fácil saber que marcas comprar.

Vou já saltar para a "solução" - descarrega a app "Good on you" - é de borla. Não - não ganho absolutamente nada com isto, mas ganhamos todos. Passo a explicar:


O que avalia? Esta app avalia as marcas em 3 domínios: pessoas, ambiente e animais. Pessoas - se há trabalho infantil, trabalho forçado, segurança dos trabalhadores, liberdade para se sindicalizarem e pagamento de salários decentes. Animais - se utilizam peles e outros "produtos" semelhantes, se são activos contra legislação que protege os direitos dos animais. Ambiente - se têm sistemas para minimizar desperdício de energia, de água, de emissões de carbono, etc


Como avalia? Utilizando sistemas de certificação e sistemas independentes de avaliação.


O que é que tu tens a ver com isto? O mundo está todo ligado. O que tu compras no Norteshopping fez uma viagem mundial desde a recolha da matéria prima, confecção, exportação, transporte, etc, até chegar a ti. Esta noção é difícil de compreender penso que por duas razões: primeiro é difícil imaginar o que nunca vimos (eu nunca vi as crianças na Turquia a apanhar avelãs 12h por dia que depois vão parar ao meu crepe com Nutella); depois porque as gerações antes da nossa provavelmente compravam produtos que “viajavam” muito menos. O vendedor conhecia o agricultor ou a costureira. O peixeiro conhecia o pescador e etc, etc, etc E vou outra vez dar ao velho conceito do costume - distância. Se tu visses as crianças a fabricar os teus sapatos em Myanmar, os trabalhadores debaixo da fábrica colapsada no Bangladesh, ou os derrames dos químicos das fábricas têxteis nos rios - tu não compravas. Se fosse em Coimbra, Setúbal ou Bragança em vez de ser na Eritreia, Sudão ou Congo - tu não compravas. Mas nós não vemos tão longe, e há tanta informação... e tanta desinformação... E damos por nós neste ponto: temos de activamente procurar ferramentas para ver, fazer de propósito o incrível esforço de descarregar uma app em vez de ir à minha loja favorita... e deixar de ir fazendo as asneiras que sempre fizemos.







194 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page